Dossier Fundamentações de Abril

■ Festival de Cinema Digital de Odemira

Seleccionado para a 3ª edição do Festival de Cinema Digital de Odemira, estando a concorrer na categoria Documentário – Médias e Longas Metragens.

25 de Novembro de 2011, às 16:47

■ Vistacurta – Festival de Curtas de Viseu

Fundamentações de Abril foi seleccionado para a 1ª edição do Festival Vistacurta – Festival de Curtas de Viseu, estando a concorrer na categoria de Documentário.

15 de Julho de 2010, às 12:18

________________________________________________

■ Apresentação de Fundamentações de Abril

Inserido nas Jornadas da Juventude das Caldas da Rainha de 2010, foi feita uma apresentação de Fundamentações de Abril, no auditório do Centro da Juventude das Caldas da Rainha, no passado dia 22 de Abril, pelas 14h30m. Uma exibição que contou com uma plateia composta por cerca de 60 pessoas, a sua maioria alunos da Escola Técnica Empresarial do Oeste.

25 de Abril de 2010, às 13:15

________________________________________________

| Na estante de VOZ DO SEVEN

29 de Agosto de 2009

________________________________________________

■ Fundamentações de Abril

ADELINO GOMES
Jornalista português, acompanhou os acontecimentos do 25 de Abril na primeira pessoa. De microfone na mão, pintou radiofonicamente todo o cenário das ruas de Lisboa. Durante 9 horas de reportagem, cria o momento mais marcante da História da Rádio em Portugal.

JOAQUIM FURTADO
Jornalista português, encontrava-se ao serviço do Rádio Clube Português em 1974. Surpreendido pela presença dos militares, de imediato assumiu a responsabilidade de ler o primeiro comunicado do MFA.

CORONEL OTELO SARAIVA DE CARVALHO*
Considerado o “maestro” da Revolução, Coronel Otelo Saraiva de Carvalho comandou todas as operações. Permaneceu mais de 24 horas no Posto de Comando da Pontinha, local a partir do qual tomou as decisões mais importantes do dia 25.

TERESA PERDIGÃO
Antropóloga caldense, Teresa Perdigão vivia em Lisboa no ano de 1974. Devido à sua consciência política, estava receosa sobre o que poderia acontecer. Ainda assim, teve a oportunidade de testemunhar alegremente os acontecimentos do 25 de Abril, junto da população.

*No dia da entrevista, a sua patente era ainda de Tenente Coronel.

26 de Agosto de 2009, às 14:20

________________________________________________

■ FUNDAMENTAÇÕES DE ABRIL

Terminada a produção e pós-produção de Fundamentações de Abril, anuncio que o filme estará visualizável de 13 a 22 de Julho na Exposição de Trabalhos dos Alunos Finalistas 2009 da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha. Mais adianto, que no último dia (22 Julho), pelas 15h haverá a cerimónia de encerramento da mesma, com a presença de algumas individualidades ligadas a diferentes áreas.

FUNDAMENTAÇÕES DE ABRIL: Ao longo de 36 minutos, pode-se ver o relato de 4 histórias diferentes do dia 25 de Abril contadas na primeira pessoa através dos jornalistas Adelino Gomes e Joaquim Furtado, do Tenente Coronel Otelo Saraiva de Carvalho e da antropóloga caldense Teresa Perdigão.
Apesar de algumas questões de teor técnico menos controláveis, foram 4 meses intensivos de pesquisa e tratamento de entrevistas, que se desenlaçaram num resultado final muito positivo.

Foi paralelamente o culminar da minha Licenciatura em Som e Imagem.

4 de Julho de 2009, às 10:36

________________________________________________

■ JOAQUIM FURTADO

No dia 8 de Junho do mês corrente, o jornalista Joaquim Furtado concedeu-me a última entrevista para Fundamentações de Abril. Uma passo que fechou a rodagem deste trabalhos ao qual se segue a fase de edição e pós produção.

21 de Junho de 2009, às 00:55

________________________________________________

■ OTELO SARAIVA DE CARVALHO EM FUNDAMENTAÇÕES DE ABRIL

Foi ele o principal responsável pelo movimento que pôs fim à Ditadura em Portugal. Chama-se Otelo Saraiva de Carvalho e é sobejamente conhecida a sua função dentro do MFA, dispensando apresentações. No dia 21 de Maio, o “maestro” do 25 de Abril concedeu-me uma entrevista para Fundamentações de Abril, documentário que tenho desenvolvido ao longo destes 3 meses.

Segue-se o jornalista Joaquim Furtado (foi ele que leu o primeiro comunicado do MFA via RCP), numa entrevista marcada para o dia 8 de Junho.

30 de Maio de 2009, às 21:53

________________________________________________

■ NOTA DO PRODUTOR

Foi no dia 30 de Março, que “oficialmente” iniciei a fase de produção de Fundamentações de Abril. Uma entrevista com o conhecido jornalista, Adelino Gomes, marcou o início da rodagem. Foi a primeira recolha de importantes depoimentos, a qual se seguiu uma outra no dia 8 Abril, com a antropóloga Teresa Perdigão. Começa a ganhar forma este trabalho que estará finalizado em meados de Junho.

12 de Abril de 2009, às 18:11

________________________________________________

■ FUNDAMENTAÇÕES DE ABRIL

Encontra-se em fase de pré-produção, o Documentário que irei realizar como elemento de Projecto Final de Curso. Será uma obra videográfica, que reconstituirá o dia da Revolução dos Cravos, com depoimentos de vários elementos, ligados às áreas mais diversas.

21 de Março de 2009, às 12:46

< voltar à homepage